Barragem da Aguieira, Penacova +351 239 458 791

Ecopista do Dão

  • Coordenadas GPS:40° 23' 26.084" N | 8° 7' 28.923" W

Ecopista do Dão, no meio da natureza

A Linha do Dão, antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu, desactivada em 1988, foi transformada em 2011 na lindíssima Ecopista do Dão. Com 49 km é a Ecopista mais comprida de Portugal e talvez também a mais bonita. A parte inicial desta ciclovia, começando a partir de Santa Comba Dão, situa-se nas margens do rio Dão e o seu afluente, o rio Pavia. Cada curva no rio significa uma curva na Ecopista e vistas magnificas no meio da natureza. Mais à frente a Ecopista afasta-se do rio, mas a paisagem continua a ser muito bonita, com muitos sobreiros, castanheiros e carvalhos, mas também algumas vinhas, campos cultivados e aldeias, e mais longe, vistas sobre a Serra do Caramulo a norte, e sobre a Serra da Estrela a sul.



Sugestões de Percurso

Sugerimos iniciar a Ecopista em Santa Comba Dão / Abelenda Bike Rental. Assim sobe ligeiramente até Viseu, quase sem notar, mas o regresso torna-se mais fácil.
. 14 km total (ir e vir): Da Abelenda Bike Rental até Km 40. Após uma ponte metálica sobre um pequeno afluente do rio Dão, encontra um lugar espectacular junto ao rio Dão. Desça (100m) por um caminho em terra batida até ao rio. Local ideal para fazer um pique-nique ou para nadar.
. 40 km (ir e vir): Da Abelenda Bike Rental até Tondela. No Km 28,7 deixa a Ecopista e vira à esquerda, continua pelo centro de Tondela até Tonda. Pode almoçar em Tonda no restaurante "Os 3 pipos". Depois desça até à Ecopista, visite o lugar descrito na primeira sugestão e regresse para a Abelenda Bike Rental.
. 47 km (só descida): Vá de Abelenda Bike Rental (Santa Comba Dão) até Viseu com o nosso transporte, e desça de Viseu até à Abelenda Bike Rental de bicicleta.
. 94 km (ir e vir): Fazer a Ecopista na totalidade.